domingo, 10 de maio de 2015

1 . Relato da Visita de Estudo e conclusão do tema - o azeite
2.  Revisão das aulas dadas até ao presente;

PONTO 1
O tema do azeite  aqui e agora voltado a abordar, foi vivenciado na Cova da Beira, em pleno coração da Beira Baixa, onde a oliveira desde  os primórdios da existência humana ou talvez ainda antes, se deu muito bem.
Correspondendo ao que esperava-mos, encontramos  nas nossas visitas páginas e páginas da História de Portugal e das vivências locais dos mesmos, associadas a valores que o povo perpetua com as suas tradições.
O tema que nos levou até à região foi o azeite, um dos principais componentes da nossa  alimentação.
Porém, a enriquecer o nosso objectivo, tivemos a  sinergia cooperativa dos colegas de história que tornou  a viagem mais agradável e as  visitas mais completas.
 Desde a chegada  a Belmonte no dia 23 até à partida, no dia 24, tivemos o acompanhamento de uma guia de turismo local que  tão bem documentou os locais históricos visitados.
Museu do azeite em Belmonte

Na imagem temos o exterior do museu do azeite na vila de Belmonte , última visita nesta vila, antes da partida para o almoço no lagar de azeite, na freguesia de Maçaínhas, situada no  mesmo concelho de Belmonte.

Lagar de azeite em Maçainhas

Em Maçaínhas fomos recebidos  pelos autarcas  da  Junta de Freguesia, entidade que gere o lagar de azeite, onde foi servido o almoço e de seguida visitados os dois principais monumentos de referência histórica da freguesia. A capela do Espírito Santo e a Igreja Matriz.

Na mesma rota e antes de chegarmos a Belmonte, visitamos Oleiros, que não podemos deixar de referenciar. Foi nesta vila que fizemos a nossa primeira refeição, também ela programada. Almoçamos no Hotel de Santa Margarida, onde  apreciamos a gastronomia local com  prova do exclusivo vinho calum e  do famoso cabrito estonado, atractivo turístico do concelho.

E voltamos ao azeite, revendo algumas notas  sobre ele na alimentação.

Cientistas em todo o mundo chegaram à conclusão que o azeite traz diversos benefícios para a saúde, tais como:
-Protecção da mucosa do o estômago e  do intestino, beneficiando o aparelho  digestivo;
- Por ser  uma gordura de elevada estabilidade suporta melhor altas temperaturas sem sofrer toxidade, devendo, por isso, ser o preferido para as frituras.
-Por ser rico em vitaminas liposoluveis (A,D,E e K), opera como antioxidantes, retardando o envelhecimento das células ;
- Conduz a um aumento do colesterol bom (HDL);
- Protege e tonifica a pele;
-Favorece a absorção do cálcio;
-Reduz a prisão de ventre, além de outros benefícios para a saúde.
 Mas, nem por ser um bom alimento se pode abusar dele. O azeite é o alimento mais calórico da Tabela da Composição de Alimentos, podendo, se consumido em excesso, tornar perversos os efeitos que na medida certa funcionam  beneficamente. Não o usamos mais do que nos é indicado na Roda dos Alimentos.
Como gordura de adopção, no pão, em saladas ou  na culinária , quer em doces, quer em salgados, o azeite (na devida medida) não só favorece a saúde, como valoriza o sabor e o aspecto dos alimentos.

PONTO 2

REVISÃO  DO PERCURSO  DAS AULAS NESTE ANO  LECTIVO (2014/2015)
1ª Aula  - Apresentação
2ª Aula – A Alimentação na Antiquidade
3ª Aula – A Alimentação Outonal (Equinócio de Outono)
4ª Aula – Benefícios e Malefícios do Desenvolvimento Alimentar
5ª Aula - A Dieta Primitiva
6ª e 7ª Aulas – A Gastronomia da quadra natalícia
8ª Aula – Bebidas quentes, o chá em particular
9ª Aula – Grupos de Alimentos (Nutrição)
10ª e 11ª Aulas – Necessidades Energéticas (Nutrição)
12ª Aula – Tabela da Composição de Alimentos (Nutrição)
13ª Aula – Gastronomia do carnaval
14ª Aula - Dietas
15ª e 16ª Aulas – A Minha Dieta
17ª Aula – Uma refeição festiva, controlada dieteticamente
18ª Aula – O Azeite
19ª Aula – Preparação para a Viagem de Estudo

Nota  final:   Texto   composto   exclusivamente   para apoio das aulas de gastronomia da Universidade  da Terceira Idade de Torres Vedras, pela professora da disciplina , Palmira Cipriano Lopes.